backgroudn fav.png

Serviços de

Terapia Aquática e Multissensorial

splash.png
splash.png
+ de 450 pacientes por mês.png
+ de 150 com a síndrome congênita do Zika Vírus.png
800m² de estrutura moderna erguida.png

Nosso Centro de Fisioterapia Aquática e Multissensorial conta com piscina aquecida, espaço de integração multissensocial, sala de terapia com therasuit (método de terapia intensiva), espaço de acolhimento da família/cuidador de pessoa com deficiência, vestiários, capela e diversas salas para promoção do bem-estar da pessoa com deficiência e sua família/cuidador.

“Como isso pode mudar a nossa sociedade?”

A deficiência não tem nome, não tem cara e não tem cor. Ela não precisa ser um obstáculo para que a vida das crianças seja cheia de conquistas.

Milhões de crianças com deficiência experimentam dificuldades funcionais consideráveis ao longo de sua vida. Geralmente, apresentam piores perspectivas de saúde, níveis mais baixos de escolaridade e participação econômica, e taxas de pobreza mais elevadas. Pode-se dizer que esse fato se deve, além das barreiras atitudinais, físicas e de informação, às barreiras financeiras enfrentadas no acesso aos serviços de saúde.

Ter um centro de reabilitação disponível para o Sistema Único de Saúde (SUS), que ofereça serviços especializados, com diferentes métodos, abordagens e conceitos, traz mais possibilidades e qualidade de vida às crianças. A fisioterapia aquática, além de uma terapia complementar, para o desenvolvimento neuropsicomotor, é um meio lúdico e por isso, motivador. Atualmente, o Therasuit e a Integração Sensorial, são terapias específicas de alto custo, acessíveis apenas para uma parte da população. Dar possibilidade de acesso a todos, com tratamentos de qualidade, capazes de descobrir, explorar e intensificar os potenciais dessas crianças é o maior objetivo.

Dispor, através do SUS, de ambientes facilitadores, serviços e recursos de qualidade para a reabilitação e assistência de crianças com deficiência, é, sem dúvidas, inovador. Remover as barreiras à participação e inclusão, investir em recursos financeiros e conhecimento para liberar o vasto potencial dessas crianças com deficiência trará forte impacto no seu progresso terapêutico.

Assim, a Fisioterapia Aquática, o Therasuit e a Integração Sensorial disponíveis, agora através do SUS, vêm para somar e garantir que todos tenham acesso à ferramentas valiosas para que o processo de reabilitação e a qualidade de vida das pessoas seja digna de sucesso.

- Raíne Borba, Fisioterapeuta.

bvgg2.png
bgg1.png

Conheça nossas instalações

Veja como você pode ajudar

Ao tocar na imagem, você já será redirecionado para doar o item de sua escolha.

O QUE É O THERASUIT?

É um programa de terapia intensiva, criado em Michigan (USA), em 2002, pelo casal Izabela e Richard Koscielny, fisioterapeutas e pais de uma criança com paralisia cerebral.

O método pressupõe a utilização de uma órtese dinâmica, constituída por colete e cordas elásticas antialérgicas ajustadas de acordo com as necessidades do paciente.

O therasuit é baseado numa veste criada por pesquisadores russos para contrapor os efeitos negativos vividos pelos astronautas (atrofia muscular, osteoporose) devido à falta de ação da gravidade.

As ferramentas contribuem para que o profissional de fisioterapia segmente e isole os grupos musculares do paciente durante o exercício, a fim de facilitar movimentações e estabelecer padrão postural mais próximo do regular.

THERA.jpg

O tratamento é realizado de forma intensiva, sendo 4 semanas consecutivas, 5 dias por semana, 3 horas por dia, totalizando 60 horas.

THERASUIT.jpg
THERASUI 2_edited.jpg

Para quem é o tratamento de fisioterapia aquática?

disability.png

Amputados

brain (1).png

Vítimas de AVC

dna.png

Portadores de Síndromes genéticas

orthopedics (1).png

Pós-cirúrgicos ortopédicos

brain.png

Acometidos de Paralisia Cerebral

orthopedics.png

Portadores de Doenças Reumatológicas

Contra-indicações

kidney.png

Portadores de Doenças Renais

epilepsy.png

Pessoas que Apresentam Quadros de Convulsão

heart.png

Pessoas Diagnosticadas com Doenças Cardíacas não Estabilizadas

injury.png

Pessoas com Lesões Abertas na Pele

breath.png

Acometidos de Doenças Respiratórias Agudas

guts.png

Pacientes com Bolsa de Colostomia